quarta-feira, 18 de agosto de 2010

movimento anti coca-cola! :DD

olá, povo! Sabe, hoje no intervalo do meu colégio, estava conversando com uma amiga e fomos a cantina. Como odeio comer na frente das pessoas (QUALQUER PESSOA!), resolvi pedir uma latinha de refrigerante. Da geladeira, pude ver uma latinha de pepsi light chamando meu nome :O daí, pedi, botei um canudinho e fui bebendo até acabar o intervalo. Tá, vou falar a verdade: sou fã de coca-cola e qualquer outro refrigerante à base de cola; e por mim, beberia uma latinha de refrigerante todo dia! -nem bebo todo dia ok? \o/ - a Bia bebe refrigerante também, mas não é tãão viciada como eu, rs.
Mas siim, o fato é que: faz mal, MUITO MAL MEEEESMO!  Estava na casa da minha tia outro dia e ela me mostrou um texto que tinha recebido por e-mail sobre o assunto (ela sabe que eu amo coca-cola), que por sorte consegui encontrar na internet e vou por o link no post. Mas, pra resumir um pouco: você sabe o que acontece no seu corpo quando ingere uma latinha de refrigerante à base de cola (pepsi, coca, etc)? Não? Então lá vai:
primeiros 10 minutos: uma quantidade parecida com 10 colheres (de chá) de açúcar atacam seu organismo (o total recomendado por dia). Com uma ingestão dessa quantidade de açúcar de uma vez só, você só não vomita imediatamente porque o ácido fosfórico quebra o sabor do açúcar, mascarando o doce da bebida.
20 minutos: o açúcar no seu sangue aumenta, causando uma explosão de insulina. Seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura. (anotação à parte: isso significa que vou ficar/sou gorda? :O) 
40 minutos: a absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, sua pressão aumenta e seu fígado joga mais açúcar em sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina do seu cérebro são bloqueados, evitando que você fique entorpecido.
45 minutos: seu corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do seu cérebro. Fisicamente, é exatamente isso que acontece se você tomar uma dose de heroína.





60 minutos: o ácido fosfórico prende o cálcio, o magnésio e zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo. Essa junção é composta por altas doses de açúcar e adoçantes artificiais. Isso também faz você eliminar cálcio pela urina.
65 minutos: a propriedade diurética da cafeína começa a agir, e faz você ter vontade de ir ao banheiro. Agora é certo que você ira defecar a junção de cálcio, magnésio e zinco; que deveriam ir para seus ossos, assim como o sódio e a água.
70 minutos: o entusiasmo que você sentia, passa. Você começa a sentir falta de açúcar, que faz você ficar meio irritado e/ou com preguiça. Essa hora você já urinou toda a água da Coca, mas não sem antes levar junto alguns nutrientes que seu corpo iria usar para hidratar o organismo e fortalecer ossos e dentes.
Continuando aqui, segundo o site oficial da Coca-Cola, um copo de 200 ml de coca-cola contém 19mg de cafeína e a mesma quantidade em coca light contém 26mg (pesquisem depois sobre os perigos da cafeína e saberão do que estou falando). A marca tem produzido um grande marketing para suas vendas, tendo também produzido brilhos labiais e batons com o sabor da bebida, além de esmaltes da marca (acho que vocês já sabem como eu amo essas coisinhas lindas >.<), levando milhares de pessoas a literalmente vestir a camisa da marca (não como nosso amigo aqui, digo roupas feitas pela marca e tal, hihi).
E aí? o que vocês acham? Eu pretendo me abster de Coca-Cola (se eu aguentar né, rs). Seguem os links de um blog sobre o assunto e o link do portal da revista Exame, com uma lista de notícias relacionadas ao refri.
Se quiser saber mais, dê uma olhadinha no Wikipedia Google.


beijocas (Q), amandots.

Nenhum comentário:

Postar um comentário